Como está a construção da nossa arca?

"Quando eu trouxer nuvens sobre a terra e nelas aparecer o arco-íris, então me lembrarei da minha aliança com vocês..." (Gênesis 9.14)




Os capítulos 6, 7 e 8 de Gênesis descrevem talvez o mais belo exemplo de fé e obediência a Deus, quando Deus ordenou a Noé que construísse uma arca e lhe contou sobre o dilúvio que exterminaria a raça humana.
O versículo 8 do capítulo 6 diz que "a Noé o Senhor mostrou benevolência". A partir daí a Bíblia nos mostra que a benevolência de Deus não acontece por acaso, pois Noé "andava com Deus" (v.9) e "Noé fez tudo exatamente como Deus lhe tinha ordenado" (v.22; cap.7,vv.5 e 16).

A obediência de Noé fez toda a diferença para sua vida. Ele estava com Deus, ele buscava a Deus e ele não
questionava Deus, mas obedecia e pronto.

Assim deve ser a nossa vida. Somos servos e, se estamos com Deus e Deus permanece em nós, não temos que questioná-LO, apenas obedecer-LHE. Essa é a prova da nossa fé. A nossa fé nos faz crer que, não importa quão estranha possa ser a ordem de Deus, Ele tem o controle de tudo. Ele tem o melhor para nós.
A Sua vontade é "boa, agradável e perfeita" (Romanos 12.2).

"Então o Senhor fechou a porta" (Gênesis 6.16). Noé e sua família puderam se sentir seguros, pois Deus fechara a porta da arca que foi construída "conforme Deus ordenara a Noé" (Idem).

Nós também podemos nos sentir seguros quando estamos no centro da vontade de Deus, pois Ele tem a chave da porta. Ele nos guarda. Ele nos protege. Ele nos garante segurança, tanto dos males físicos como dos espirituais.

E Noé nos dá mais uma lição do que é estar com Deus. Noé soube esperar o tempo do Senhor. Depois que "a arca pousou nas montanhas Ararate" (Gn 8.4), passaram-se "quarenta dias" (v.6), "mais sete dias" (v.10), "ainda outros sete dias" (v.12), "o primeiro mês" (v.13), até chegar "o vigésimo sétimo dia do segundo mês" (v.14), quando "então Deus disse a Noé: 'Saia da arca'" (vv.15-16).

Quantas vezes nos precipitamos por não saber esperar o sinal verde de Deus! Quantas vezes acabamos fazendo tudo errado para depois tentar consertar ou refazer o que destruímos por não esperar que o Senhor nos indique a hora certa de agir! Quantas vezes pedimos bênçãos, mas, não tendo paciência de esperar, escolhemos as maldições!

Não apenas temos de obedecer às ordens mais estranhas, mas também temos que confiar no tempo de Deus. O Seu relógio nunca falha. E assim como Noé, certamente receberemos as recompensas por obedecer sem questionar e sem nos precipitar.

Deus é fiel. Deus sempre cumpre Suas promessas. E aí, então, é só glorificar a Deus. "Noé construiu um altar" (v.20).

Muitos séculos depois, Jesus Cristo mencionou Noé, comparando o dia de Sua volta com os dias que precederam o Dilúvio: "o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca; e eles nada perceberam, até que veio o Dilúvio e os levou a todos." (Mateus 24.38-39).

Estamos vivendo os dias que precedem a volta de Cristo. O mundo não está percebendo. Mas e quanto a nós, estamos construindo nossa arca?

Enquanto Noé construía a arca, o povo zombava.

Se o mundo zomba de nós, continuemos a construção. A nossa arca é ouvir e obedecer a voz do nosso Deus. É continuar com fé, esperando pelo tempo de Deus. É, mais do que tudo, estar com Deus. Deus nos dá as medidas exatas de como Ele quer que façamos. E o Seu manual está acessível a nós, que é a Sua Palavra. Só precisamos segui-lo.

"Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus." (Gn 6.9). Se queremos que Deus feche a porta que nos dá segurança e nos garante a vida, precisamos ser como Noé - justos e íntegros. Não basta estar na igreja aos domingos; temos que andar com Deus. Não basta carregar a Bíblia ou tê-la em casa; temos que viver o seu conteúdo. Não basta dizer que somos cristãos; temos que refletir Cristo. A presença de Deus em nossas vidas é o que faz a diferença.

O resultado nós já sabemos. Basta olharmos para o céu depois da chuva.

2 comentários: