Quando Deus nos reconduzir ao ponto de partida, adoremos o Seu nome!

"Saiu, pois Abrão do Egito e foi para Neguebe... Ele partiu do Neguebe em direção a Betel, indo de um lugar a outro, até que chegou ao lugar entre Betel e Ai onde já havia armado acampamento anteriormente e onde, pela primeira vez, tinha construído um altar. Ali Abrão invocou o nome do Senhor." (Gênesis 13.1,3-4).


O ser humano não gosta de retroceder. Nosso pensamento é sempre seguir em frente. Para nós, avançar é sinônimo de vitória. Retroceder é perder. Perder tempo, espaço, dinheiro, prestígio, popularidade...

Mas às vezes Deus nos leva por um caminho de volta a um lugar onde Ele quer que estejamos. Há momentos em que isso é necessário.
Talvez porque quando avançamos rápido demais, começamos a desvalorizar a caminhada ou, pior, deixamos de seguir o nosso Guia.


E muitas vezes, a fim de nos levar de volta ao caminho certo, Deus nos reconduz ao ponto em que começamos a nos desviar. Se pudermos identificar o que nos fez desviar, o que nos tirou a atenção do Guia, assim podemos retomar o caminho, desta vez sem deslizes, sem erros, sempre com o olhar firme em quem nos conduz.

O que tira nossa atenção pode ser um novo emprego ou nova ocupação; quem sabe até mesmo um novo cargo na igreja; pode ser uma nova amizade ou novo amor; pode ser a família, os afazeres de casa, uma diversão ou lazer; quem sabe uma nova dieta ou um novo empreendimento...

Há outros momentos em que precisamos relembrar qual é o nosso objetivo ou, simplesmente, recuperar a alegria da caminhada para prosseguir em direção ao alvo.

Muitas coisas podem nos distrair, turvar nossa visão ou nos desanimar, porém somente Deus pode nos guiar ao caminho certo. Só Ele nos direciona à perfeição. E quando Ele nos reconduz a um ponto em que já estivemos, já ultrapassamos, não nos cabe questioná-LO, mas adorá-LO: "Ali, Abrão invocou o nome do Senhor" (Gn 13.4).

Se Deus nos leva de volta a algum lugar é porque precisamos estar ali novamente. Ele tem uma promessa para nossas vidas e talvez tenhamos nos desviado do caminho onde ela irá se cumprir. Confiar e esperar em Deus é parte da nossa decisão de obediência.

Por isso, quando percebermos que não avançamos porque a mão do Senhor nos fez retroceder, pensemos que Ele está nos reconduzindo ao ponto em que devemos invocar o Seu nome antes de prosseguir.

Adoremos, pois, a Ele. Ofereçamos a Ele os nossos louvores. Nossos hinos e orações de louvor são o pano de fundo dessa caminhada que nos levará ao cumprimento das grandiosas promessas de Deus em nossas vidas.

Nós conhecemos a história e o que Deus tem a nos dizer: "Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa" (Gn 15.1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário