Amor, Misericórdia e Humildade = CRISTÃO

Em sua primeira carta, Pedro exorta o cristão a praticar o amor fraternal, sendo misericordioso e humilde. Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes. (1 Pedro 3:8)

Assim deve ser o cristão, ou seja, são essas características que identificam um cristão (não a sua aparência).

Pedro sabia, porém, que os cristãos seriam atingidos pelo mal, por isso ensinou que se deve retribuir o mal com o bem. - Não retribuam mal com mal nem insulto com insulto; pelo contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança. (3:9).


Mas Pedro também deixou um recado para os que usam de falsidade, ensinando que também faz parte do caráter cristão o cuidado com a língua, isto é, com o que se diz e como se diz. - "quem quiser amar a vida e ver dias felizes, guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade." (3:10).
Com isso, Pedro deixa claro que a sinceridade é atribuição de um cristão cujo coração está cheio de amor, misericórdia e humildade. Em seu recado, Pedro acrescenta um aviso que quer dizer: se você não quiser proceder assim, também não se queixe "Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos à sua oração, mas o rosto do Senhor volta-se contra os que praticam o mal". (3:12).

Como Pedro, Paulo também retratou assim o cristão - Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. Façam todo o possível para viver em paz com todos. (Romanos 12:17-18).
Os apóstolos não afirmam que o cristão está imune ao mal, como se estivesse blindado e nada o atingisse, mas insistem em mostrar que o mal é vencido com o bem.

Para quem conhece a rotina de uma delegacia, é fácil perceber que não há melhor maneira de vencer o mal. Dia após dia, pessoas vão às delegacias a fim de registrar ocorrências por terem sofrido algum tipo de perturbação, esperando que a Polícia e/ou a Justiça lhes ofereçam uma solução, porém não há como encontrá-la assim. Basta observarmos que frequentemente a reclamação de perturbação volta a ocorrer. É claro, que há casos em que um simples registro de ocorrência resolve o caso, mas em geral, tudo se resolveria com uma simples atitude: retribuir o mal com o bem. A mudança no nosso comportamento pode ter muito efeito sobre o comportamento do outro. Às vezes, basta uma palavra para mudar a maneira como as pessoas nos vêem. E quando nos apresentamos como cristãos, o nosso comportamento vai ser ainda mais notado, pois espera-se de um cristão as qualidades mencionadas por Pedro: amor, misericórdia e humildade.

Isso não quer dizer que ser cristão é ser conformado com a injustiça. De maneira nenhuma. O próprio Cristo ensinou que devemos nos indignar com a injustiça (Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos. - Mateus 5:6), mas Ele mesmo ensinou que sofrer perseguição por causa da injustiça faz de nós bem-aventurados e nos garante o reino dos céus (Mateus 5.10). Isso significa que assim como Jesus foi injustiçado, o verdadeiro cristão também será, e assim como Jesus se comportou diante das injustiças que sofreu, o verdadeiro cristão deve se comportar - Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês. Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias. É melhor sofrer por fazer o bem, se for da vontade de Deus, do que por fazer o mal. (1 Pedro 3:15-17).


Você já foi caluniado, injuriado, difamado, injustiçado? Você é um verdadeiro cristão? Lembre-se das palavras do apóstolo Pedro: "Santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." (1 Pedro 3:15).
Cristo é a razão da nossa esperança. Cristo é quem nos justifica. Cristo deve ser o nosso espelho e é quem devemos refletir. O mundo precisa ver Cristo em nós. Só assim o nosso comportamento terá alguma influência sobre o comportamento do mundo que nos rodeia.



Um comentário:

  1. ESSA É A MAIS PURA VERDADE.
    MAS PORQUE SERÁ QUE NÓS CRISTÃOS TEMOS TANTA DIFICULDADE EM SEGUI-LA,
    PENSAMOS QUE SER HUMILDE E SE REBAIXAR PERANTE OS OUTROS, E SE FOR, NÃO FOI ISSO QUE O MESTRE NOS MANDOU FAZER?
    LEMBRAM DA BRINCADEIRA SEU REI MANDOU DIZER....? ENTÃO, SE NÃO FIZER APANHA. Adriano Silva, PECADOR.

    ResponderExcluir